quinta-feira, 22 de abril de 2010

IV Aquafirme'10 - Descida do Rio Paiva

O Rio Paiva é o melhor rio de rafting em Portugal.

Este programa de Rafting consiste na descida de um percurso de 10kms de rio, desde a localidade de Espiunca (Arouca) até à Ponte da Bateira (Castelo de Paiva e Cinfães). O troço foi seleccionado por reunir as componentes mais divertidas do rio, aliadas à segurança, às melhores condições logísticas (balneários, tempos de deslocação, etc) juntamente com a duração da actividade. O ponto de encontro é efectuado no centro de Castelo de Paiva por ser a localidade com melhores acessos às grandes vias (45mins do Porto).

O Rio Paiva é caracterizado pelas suas encostas íngremes, todas em granito recortado pela água, com uma vegetação densa e possante. As margens pouco ou nada povoadas fazem este rio um dos mais límpidos da Europa, conseguindo-se vislumbrar facilmente o fundo irregular a muitos metros de profundidade. A fauna é igualmente abundante de peixes e aves de rapina, por vezes avistam-se lontras e outros animais selvagens. A sua configuração rochosa, declive considerável, percurso sinuoso e leito relativamente estreito, fazem-no bastante divertido e com diversos obstáculos naturais (quedas de água, ondas, buracos, curvas, árvores, saltos, etc). É no entanto seguro para praticantes com pouca experiência e possui diversos troços com vários graus de dificuldade.

Alimentado essencialmente pelas águas da chuva, a estação deste rio para o Rafting inicia-se, normalmente, em finais de Outubro e termina no início de Junho do ano seguinte, devido a não ter água suficiente nos períodos quentes.

Pode ser feito o download do Termo de Responsabilidade e do Folheto da Actividade em :

http://efpenafirme.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário