As 30 participantes que se deslocaram a Évora, para representar o CAP foram divididas em duas equipas. De salientar que todas estas participantes são alunas do Externato de Penafirme, que participam habitualmente nas actividades do Clube de Futsal do Externato de Penafirme (CFEP), que participa nas competições do Desporto Escolar.
No entanto, com os cortes no financiamento às escolas com contrato de associação, estas alunas ficaram impedidas de participar nestas competições, sendo assim privadas de fazer uma das coisas que mais gostam, jogar Futsal. A participação nesta Taça era assim a única hipótese de competição de que dispunham este ano.
A equipa CAP B foi constituída por alunas sobretudo do 5º e do 6º ano, com uma média de idades a rondar os 11, 12 anos e, uma vez que este torneio é destinado a jovens dos 13 aos 15 previam-se algumas dificuldades para esta equipa. Mas com o início dos jogos ultrapassaram o seu nervosismo e deliciaram o publico presente com a demonstração da sua qualidade futebolística faltando apenas alguma força e velocidade para conseguirem alcançar a final do torneio.
Já o CAP A era constituído por alunas com maior experiência nestas andanças e que se apresentava com o objectivo de vencer a etapa. Nos três jogos realizados esta equipa foi sempre superior às suas adversárias, mas alguma falta de sorte, bem como a notória falta de ritmo competitivo, foram fundamentais para a escassa produção ofensiva. Isto culminou num empate a 0 na final diante da Dream Team, sendo o vencedor sido decidido através da marcação de grandes penalidades, no sistema de morte súbita. Aqui, mais uma vez, tivemos azar pois a nossa jogadora atirou à barra, enquanto as nossas adversárias concretizaram a sua hipótese, vencendo assim o torneio.
De salientar que pela primeira vez nesta taça, não foi a equipa vencedora a conquistar os troféus individuais, pois a melhor guarda-redes, Melanie Gonçalves e a melhor marcadora, Adriana Coutinho, são jogadoras do CAP. Resta-nos a esperança que para o ano nos seja possível voltar a competir no Desporto Escolar, para que as nossas jogadoras possam continuar a competir e assim evoluir da melhor forma, para continuarem a representar bem a nossa escola e o nosso Concelho como têm feito até aqui.
Leonel Lucas
Sem comentários:
Enviar um comentário