quinta-feira, 24 de março de 2016

Travessia "Portugal transversal" em BTT


São 6 ciclistas de Penafirme (João Leitão, Nuno Cruz, Cláudio Lourenço, Carlos Marques, Sérgio Rosário e Rodrigo Santos) e um condutor (Paulo Pereira) em três dias, 29, 30 e 31 de março.

Ponto de Encontro no Externato de Penafirme às 7h00 de dia 29, para começar a pedalar às 9h00 logo a seguir à ponte de Vila Franca de Xira.

Percorrerão a Ecovia 1 a partir de Coruche, que é uma via desenhada aproveitando estradas, caminhos e trilhos com reduzido/nulo tráfego automóvel, passando por locais de grande beleza natural e ligando Lisboa a Badajoz. Um percurso com inclinações suaves e dezenas de quilómetros de caminhos e estradões em terra batida.



“Cada minuto é uma novidade” poderia muito bem ser a frase chave deste fascinante percurso que os levará da capital Ribatejana até à cidade raiana de Badajoz, em terras de “nuestros hermanos”. Passando pelas lezírias ribatejanas e percorrendo o Alentejo dos montes, montados de sobro e olivais extensos os nossos ciclistas são confrontados com a história e a cultura destas regiões ainda imunes às invasões de turistas tão comuns nas zonas da orla costeira.

Deixando-se levar pelas cores e cheiros que vão encontrando pelo caminho e pedalando bem ao seu próprio ritmo, verão que a cada estradão ou caminho que percorrerem será invadido por novas sensações que os levará querer parar a cada metro para respirar o ambiente de paz e tranquilidade que os envolve.

Aproveitem bem as vistas panorâmicas sobre os rios, os vales, os montes e as planícies. Vão a banhos nas albufeiras das barragens e açudes ou simplesmente percorram as ruas das belas vilas e cidades, com arquitetura a uma escala humana e tradicional, com muitas paredes caiadas de branco. Visitem castelos, fortes ou simplesmente lojas de comércio tradicional.

Dormir e celebrar será pelas terras de Mora e de Estremoz, esta última merecerá uma celebração mais acesa aquando do encontro com os amigos do Departamento de Ciências.

No final, o regresso da viagem será feito na bela carrinha do CAPenafirme.

Características:
Passeio SELF GUIDED com assistência
» 3 dias, 2 noite2
» 3 dias em BTT (310km)

» Nível de dificuldade: Muito Exigente (155km diários sem desnível significativo e cerca de 45% em asfalto)

Etapas:

Etapa 1 » Vila Franca de Xira a Coruche 68km

Etapa 2 » Coruche a Mora 45 km

Etapa 3 » Mora a Avis: 45 km

Etapa 4 » Avis a Estremoz: 55 km

Etapa 5 » Estremoz a Elvas: 55 km

Etapa 6 » Elvas a Badajoz: 22 km



Mais notícias iremos lançando durante a semana no Facebook e no Twitter…



Os votos de uma Santa Páscoa…
PENSE EM SI, FAÇA EXERCÍCIO!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário